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Qual é a cara do consumidor moderno?

25/10/2019

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Qualidade e variedade de produtos, marcas reconhecidas, preços atrativos, além de uma experiência positiva na hora das compras, são atributos de peso para gerar confiança e credibilidade aos consumidores. Entre esses atributos, a pesquisa de preços ganhou ainda mais importância no processo de compra, devido às sucessivas crises econômicas que vêm desequilibrando a vida dos brasileiros. Essas preocupações, entretanto, não são as únicas características do comportamento dos consumidores modernos. 
Afinal, o que caracteriza esse grupo? Levantamos, aqui, alguns traços característicos desses consumidores, um grupo que só cresce, o que demonstra uma tendência de comportamento, que ganha todos os dias novos adeptos.

1. Busca na internet  soluções para seus problemas
Demonstra autonomia na hora de resolver a maioria de seus problemas, faz buscas na internet, corre atrás da informação e encontra respostas nos inúmeros conteúdos que são postados todos os dias em blogs, vídeos e sites específicos.
Se, no passado, o cliente confiava em terceiros, hoje, ele aposta na própria experiência, no 'faça você mesmo'. Por isso, blogs com informações ricas, que respondam aos questionamentos das pessoas estão cada vez mais em alta.

2. Não quer ser invadido por propagandas
Até há pouco mais de duas décadas, a propaganda era a forma mais eficiente de atingir um cliente, hoje o consumidor moderno acredita que essas estratégias são invasivas e desnecessárias. Entender-se como parte ativa em suas relações de consumo, sentindo-se respeitado em sua capacidade de escolha e poder de decisão são direitos inquestionáveis dos novos consumidores, que se mostram, a cada dia, mais conscientes e mais exigentes. E, porque o comportamento na hora do consumo mudou, as estratégias de marketing também se atualizaram, tornando-se menos invasivas. As novas estratégias de persuasão são direcionadas  para atrair a atenção do consumidor, ofertando  conteúdos atrativos que despertem o seu interesse e que agreguem valor ao produto que está sendo sutilmente "anunciado".
 
3. Compara marcas e preços para chegar ao melhor custo-benefício
Antes de efetuar uma compra, o consumidor moderno pesquisa onde estão as melhores ofertas, levando em conta preços, qualidade, marcas dos produtos e outras conveniências como localização do estabelecimento e sua facilidade de acesso, grau de satisfação com o atendimento e com a experiência que a compra pode gerar. 
E, hoje, toda essa pesquisa na hora das compras ficou muito mais fácil. A internet disponibiliza diversos recursos para que os consumidores tenham acesso às informações que necessitam para comprar os produtos que desejam.

4. Quer agilidade na hora das compras 
Para o consumidor moderno e dinâmico, é prioridade comprar com agilidade e eficiência. O tempo gasto com as compras vale muito e deve ser levado em conta. Aqui vale o dito popular: "Tempo é dinheiro".

5. Gosta de conhecer a opinião de outros sobre um produto
O consumidor atual confia na opinião de terceiros. Opiniões sobre produtos, marcas e serviços, postadas na internet, costumam ser levadas em conta pelo consumidor na hora de adquirir um produto ou contratar um serviço. Essa forma de comportamento é , na verdade, uma versão atualizada de "a propaganda de boca é a que mais vale".
A confiança é apontada por estudiosos do mercado como nova moeda, tão valiosa quanto o dinheiro.
Por isso, uma avaliação positiva de uma empresa na internet, aumenta a chance de venda de seus produtos ou serviços.

6. Acompanha as novas tendências do mercado
O consumidor moderno gosta de estar sempre atualizado sobre lançamentos de novos produtos e as empresas que não querem ficar para trás precisam oferecer tudo que há de novo em seu ramo de negócio.

7. Evita o desperdício e preocupa-se com produtos ecologicamente corretos 
O consumidor moderno desenvolveu uma consciência ecológica e demonstra preocupação com a preservação do meio ambiente e o aproveitamento correto dos recursos naturais.
Além disso, valoriza produtos que demonstram respeito ao trabalho humano durante  todo seu processo de produção.

8. Quer transparência e segurança ao realizar uma compra
O consumidor moderno quer clareza e segurança na hora da compra, tanto por parte do fabricante quanto da empresa vendedora. Quer a garantia de ter seu dinheiro de volta se o produto não corresponder ao que foi anunciado.
 
Agora que, juntos já fizemos uma breve reflexão sobre algumas das principais características do consumidor moderno, o TABLOIDES ONLINE te pergunta: Você se identifica com esse grupo? Como se comporta na hora de fazer suas compras? Principalmente as mais rotineiras, como as de supermercado? 
por
Tabloides Online

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